LIÇÕES DA ÚLTIMA CEIA
Rev. Jonas
"...levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido (João 13: 4-5)
O ato de lavar os pés era uma demonstração de acolhida para com aquele que chegava numa casa. Acontece que os donos da casa não se sujeitavam a esse trabalho por considerá-lo humilhante. Normalmente a pessoa escolhida para fazer esse serviço era um escravo.
Quando Jesus chega com os seus discípulos ao local da última ceia, não há nenhum servo aguardando-os para fazer o trabalho de lavar os pés. Quem assumiria essa função? Era de se esperar que um dos discípulos se prontificasse a esse serviço. Mas nenhum deles se prontificou. Ninguém quis se humilhar lavando os pés dos outros. Ninguém queria "sair por baixo". É nesse momento então que Jesus assume o papel de servo, de escravo, e passa a lavar os pés dos discípulos. Sua atitude foi uma lição para aqueles discípulos e para todos os discípulos que viriam após eles. Ele é o nosso modelo de humildade. Ele espera de nós a mesma atitude para com os outros. Atitude de servos.
"Ora se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés também vos deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo para que, corno eu vos fiz, façais vós também (João 13: 14-15)